Trazer a natureza para o interior da casa é uma tendência que vem ganhando força. Nos últimos anos, felizmente, tem sido cada vez mais corriqueiro encontrar pessoas que ao reformar ou planejar um novo espaço procuram por materiais e alternativas ligadas à arquitetura sustentável.
Os revestimentos naturais podem ser usados tanto em espaços internos quanto externos. Além de estarem totalmente atrelados à arquitetura sustentável, eles apresentam diversas vantagens. Confira abaixo quais são.
O aspecto ecológico de pedras naturais tende a preservar as características do produto. Exemplos como Pedra Hijau, Hitam, Água Marinha e Seixo Telado, que mesmo com o passar do tempo não perdem a tonalidade.
As pedras naturais são duras e frias, atuando como isolantes térmicos. Em regiões de clima quente, se os ambientes forem revestidos com revestimentos naturais, eles se manterão termicamente mais frescos. Já em regiões mais frias, os revestimentos naturais tendem a reter o calor no ambiente por mais tempo, de maneira que a temperatura não reduza tão bruscamente.
A fabricação de um revestimento sustentável exige menor exploração de recursos naturais. A pedra Hitam, por exemplo, tem como origem a lava de vulcão, uma matéria-prima não poluente. Para completar, ela não produz resíduo durante a aplicação, manutenção ou utilização.
Pelo fato da durabilidade ser maior, um revestimento natural acaba sendo um revestimento sustentável, afinal, não será necessário adquirir mais produtos a curto, médio e até mesmo a longo prazo, reduzindo o estímulo ao consumo. Basicamente, a manutenção necessária envolve a limpeza das pedras para que elas se mantenham belas por mais tempo.
Profissional, você já fez uso de revestimentos naturais em seus projetos? Conte-nos qual foi a sua escolha.